Caminhos de Darwin
All for Joomla All for Webmasters
ptenfrdees

Pelos Caminhos de Darwin

 
 

Em 1831, o naturalista Charles R. Darwin, então com 22 anos, partia para a expedição no navio HMS Beagle, comandado pelo capitão Robert FitzRoy. Darwin havia sido convidado para a viagem em agosto daquele mesmo ano e, de início, seu pai pensou que o filho iria perder tempo a bordo de uma expedição para mapear a América do Sul. 

A expedição deveria durar dois anos, mas levou cinco, encerrando-se em outubro de 1836, após cruzar o globo terrestre. A viagem no HMS Beagle proporcionou a Darwin a chance de elaborar e fundamentar na prática a sua teoria acerca da evolução das espécies e publicar seu impactante livro sobre o assunto em 1859. Darwin usou evidências convincentes para elaborar suas ideias sobre a evolução, superando a rejeição científica dos conceitos anteriores de transmutação de espécies. 

A rota do Beagle começou na Inglaterra no dia 10 de fevereiro de 1831 e teve cerca de 43 paradas. Passou pelo Brasil, depois foi para o Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Equador (Arquipélago de Galápagos). Em seguida foi para o Taithi, passou pela Nova Zelândia, Austrália e África. Depois desse percurso, ele retornou à Bahia e Recife e, então, seguiu para a Inglaterra. 

A equipe do Bigou refez o percurso de Darwin pela América do Sul, visitando os principais locais onde, segundo seu diário de viagem, o jovem cientista foi impactado pelo que viu, coletou materiais e obteve as pistas para a elaboração de sua teoria.

O resultado desse trabalho está disponibilizado no portal Pelos Caminhos de Darwin, que pode ser acessado aqui: http://caminhosdedarwin.com

Boa navegação!